top of page
  • Foto do escritorEquipe de Comunicação CUME

Policiamento mineiro ganha reforço de 450 novos soldados


Foto: JF Fotografias Extraído de: https://www.policiamilitar.mg.gov.br/site/externo/noticias/254715/policiamento-mineiro-ganha-reforco-de-450-novos-soldados

Com o objetivo de garantir ainda mais segurança para o povo mineiro, o Governo de Minas, por meio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), formou nesta sexta-feira, 02.06, 450 novos soldados, que serão empenhados em todas as regiões de Minas.


Em Belo Horizonte, a solenidade de formatura aconteceu na Academia de Polícia Militar (APM), no bairro Prado, e contou com a participação do comandante-geral, coronel Rodrigo Piassi do Nascimento, do chefe do Estado-Maior da PM, coronel Marcelo Ramos de Oliveira, do chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Frederico Otoni Garcia, do comandante da Academia de Polícia Militar, coronel Eugênio Pascoal da Cunha Valadares, do comandante do Policiamento Especializado (CPE), coronel Juliano José Trant de Miranda, paraninfo dos formandos, do comandante da Escola de Formação de Soldados (EFSD),tenente-coronel Halysson Claudino Câmara dos Santos, além de oficiais da instituição, veteranos da PMMG, autoridades e familiares.


Na Ordem do Dia, alusiva à formatura, o comandante-geral da PMMG, parabenizou os formandos pela profissão que escolheram, cujo esforço e dedicação são exigências diárias.


“Aos novos Soldados a palavra de ordem é “honra”. Honra à família, honra à sua história de vida, honra às suas convicções, honra à Polícia Militar! Honra aos heróis que lhes antecederam, seus irmãos de farda que dedicaram suas vidas pela missão que hoje vocês abraçam. A farda que vocês vestem não é apenas um meio para configurar nossa identidade visual, mas acima de tudo ela representa a gloriosa história da Polícia Militar de Minas Gerais. Não esmoreçam perante os desafios que virão, trazendo sempre ao coração a certeza de que foram treinados para servir e não para serem servidos. Sejam fortes, destemidos, valorosos! Permaneçam firmes na busca da constante evolução, especialmente no desenvolvimento das técnicas e táticas aprendidas. Tratem ao próximo como desejariam ser tratados. Sejam cautelosos no andar, no falar e no proceder,” afirmou o coronel Rodrigo Piassi.


Formação:


O Curso de Formação de Soldados teve início em 29 de agosto de 2022 e contou com uma matriz curricular de 26 disciplinas, distribuídas em conhecimentos jurídicos, aprestamento, funções, técnicas e procedimentos em segurança pública e da missão policial militar, comunicação, informação e tecnologias em segurança. No total, a carga horária do curso foi de 1.256 horas/aula, entre teóricas e práticas.


Além da grade curricular já prevista, os discentes realizaram treinamentos complementares de extrema importância para a carreira militar, quais sejam, curso de base comunitária, curso de conduta de patrulha, curso de operadores de instrumento de menor potencial ofensivo, curso de prevenção a violência doméstica, credenciamento em armas portáteis de alta energia, atendimento pré-hospitalar de combate, identificação veicular e estágio básico de operações de controle de distúrbios, entre outros. Destaca-se, ainda, que todos os discentes habilitados passaram por avaliação e foram credenciados para condução das diversas viaturas policiais, nas três categorias, “a, “b” e “d”.

Autor: MARCILENE NEVES

bottom of page