Ao Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais
Assunto: Repúdio a atitude de Superior para com subordinados
Senhor Comandante
Chegou ao nosso conhecimento, através de associados e também de um vídeo que está circulando nos grupos de PM, no qual consta que o Tenente Coronel CMT do 33 BPM, teria proferido palavras ofensivas aos seus subordinados, usando de ironia ao dizer que ganha muito bem e não se importa com a família dos Praças.
O tratamento inadequado de superiores para com seus subordinados é uma questão muito séria e preocupante, independente das mais diferentes formas de abuso de poder, assédio moral, discriminação, violência física ou verbal, negligência de necessidades básicas dos policiais, entre outras atitudes desrespeitosas. Estamos vivendo em um época que não podemos aceitar esse tipo de comportamento, uma vez que nossa missão é proteger e servir a comunidade. Superiores agindo desta forma cria-se um ambiente tóxico e afeta negativamente a saúde física e mental da tropa, além de comprometer o bom funcionamento da Instituição.
Diante das informações, sugerimos, SMJV, seja, no mais breve possível, determinado um treinamento sobre liderança, ética e direitos humanos e também que se crie um canal eficaz de denúncia para que os subordinados possam relatar comportamentos inadequados sem medo de represálias.
Em tempo, sugerimos ainda, que seja feito uma apuração imparcial de todas as denúncias, e que medidas disciplinares apropriadas sejam tomadas caso haja comprovação das acusações, evitando assim que seja minada a confiança de nossa tropa e prejudique a credibilidade da Polícia Militar perante a sociedade.
Ressaltamos que o principal papel institucional de nossos superiores está na obrigação de proteger e cuidar dos seus subordinados, garantindo assim um ambiente de trabalho seguro, respeitoso e profissional.
Certo da compreensão de vossa senhoria nos colocamos a disposição.
Comments