top of page
  • Foto do escritorEquipe de Comunicação CUME

Semana Zero: soldados de segunda classe iniciam jornada na corporação


Nesta última segunda-feira (14), pelo menos 144 novos discentes iniciaram o Curso de Formação de Soldados (CFSd - 2022) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). A aula inaugural aconteceu ontem, na Academia de Bombeiros Militar (ABM), em Belo Horizonte.

Fonte: https://www.bombeiros.mg.gov.br/semana-zero-soldados-de-segunda-classe-iniciam-jornada-na-corporacao. Acesso em 15.03.2022 às 16:54.

A chamada Semana Zero, destinada à preparação e ambientação dos recrutas no meio militar, iniciou bem no início da manhã com formação da tropa no pátio e primeiras orientações. Mais tarde, eles foram recepcionados pela Bombeiro Instrumental Orquestra Show (Bios) e apresentados ao comando do CBMMG, no auditório da ABM. Durante toda a tarde, eles participaram de palestras e receberam orientações sobre temas que agora farão parte da rotina e da carreira militar na qual ingressaram.


Um mundo novo e cheio de desafios foi apresentado aos soldados de segunda classe que estão realizando o sonho de se tornar militar e fazer parte da corporação mais respeitada no país. O sentimento de orgulho e satisfação por ter vencido essa etapa podia ser facilmente percebido entre eles e alguns fizeram questão de registrar o momento.

A soldado de segunda classe Andreza Moraes, da cidade de Divinópolis, formada em Química, destacou o que espera do curso: “Pretendo me capacitar para salvar vidas e servir à sociedade mineira da melhor forma possível. Escolhi a profissão de bombeiro militar por ser algo que irá me inspirar a ser uma pessoa melhor. ”, concluiu.

Já o militar Tarcísio Filho, natural de São Paulo, cursando Engenharia de Produção, espera contribuir com nosso estado. “Vim até Minas servir como bombeiro militar. Sei que a profissão exige muita responsabilidade e comprometimento. Não é fácil, mas a jornada está sendo prazerosa. ”, refletiu.



O curso


Ao longo dos próximos 8 meses, os militares irão desenvolver atividades de capacitação operacional. No curso, passarão por um processo formativo que envolve atividades teóricas, práticas e simulações para estarem aptos a desenvolver as funções inerentes aos bombeiros militares.

A grade curricular é composta de várias disciplinas teóricas, tais como História do Bombeiro, Direitos Humanos, Fundamentos Jurídicos e também as disciplinas operacionais como Sistema de Comando em Operações (SCO), Salvamento Terrestre, Salvamento em Altura, Mergulho Autônomo, Salvamento Aquático, Atendimento Pré-Hospitalar (APH), Material Operacional, dentre outros.

A expectativa é que ao término do CFSd, eles estejam aptos a atuar com excelência na nobre missão de salvar vidas em todo o território mineiro, com base no propósito organizacional da corporação “Salvar e valorizar vidas, de modo a inspirar pessoas e levar esperança”.



bottom of page