top of page
  • Foto do escritorEquipe de Comunicação CUME

Guarda Municipal empossa 21 novos subinspetores


Guarda Municipal empossa 21 novos subinspetores
Foto: PBH/ Divulgação

A Prefeitura de Belo Horizonte empossou nesta segunda-feira (12), em cerimônia no Teatro Francisco Nunes, 21 novos subinspetores da Guarda Civil Municipal. O processo seletivo interno para o cargo teve um total de 1.017 agentes inscritos, com média de 11 candidatos por vaga. Os agentes agora estão aptos a assumirem postos de comando ou de coordenação na Guarda Municipal, fortalecendo assim a estrutura da corporação.

A seleção teve três fases eliminatórias. Os agentes selecionados frequentaram curso de formação ministrado pela Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (Fundação CEFETMINAS) com 112 horas de duração.

Seleção

A primeira etapa consistiu em uma prova de conhecimentos específicos, abrangendo temas como Instrumentos de Gestão da Administração Municipal, Ética e Autoridade Policial, Liderança no Serviço Público, Segurança Pública e o Papel dos Municípios nas Políticas de Segurança.

Apenas 642 dos participantes foram classificados para a segunda fase, que foi marcada pela avaliação individual dos servidores, considerando as trajetórias profissionais, situação correcional e qualificações obtidas ao longo da carreira. O tempo de serviço e o investimento em educação superior também foram levados em conta, totalizando 60 pontos nesta fase.

Os 21 agentes classificados para a fase final participaram então do Curso de Formação e cumpriram também um estágio prático, que teve como objetivo preparar cada um deles para exercerem as funções inerentes ao cargo de subinspetores. A solenidade de posse realizada hoje seguiu as diretrizes estabelecidas pela Lei 11.154/2019, que regula a carreira da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte.


Comments


bottom of page